Postado no twitter pelo perfil da Revista Repraesentatio (@repraesentatio), o vídeo abaixo é uma viajante análise da trilha sonora daquele que foi o principal game da infância de todos nós: Super Mario World. O trabalho de análise foi feito por estudantes de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Em certo momento do vídeo, os autores analisam a trilha sonora a partir de uma teoria alemã, denominada de leitmotiv, que significa, genericamente: “uma ideia ou pequena figura musical coerente que aparece associada a algo extra musical (um objecto, uma personagem, um estado mental, um lugar, ou qualquer outro ingrediente de uma obra dramática)”. No caso do vídeo, a teoria é aplicada ao personagem Yoshi. E essa explicação do termo é só mesmo para que ninguém fique perdido e possa curtir esse trabalho – que mais parece ser feito por estudantes paraenses que muito frequentaram a beira do Rio do Guamá, se é que me entendem.
Percebam que, após essa análise, Super Mario World nunca mais será o mesmo Super Mario World. Yoshi nunca mais será o mesmo Yoshi. Pra mim, foi um tanto quanto impactante, mas vale muito conhecer essa visão científica de algo que representa tanto pra gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário